As Olimpíadas Científicas nas escolas são consideradas momentos privilegiados e imensamente importantes para um colégio, pois trazem destaque para diversas modalidades.
A participação dos alunos do Colégio Franciscano Santo Antônio na XVIII Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) vem sendo estimada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceira com a 
Agência Espacial Brasileira (AEB). Sob a coordenação da Professora Taciane Alves Guimarães, a prova objetiva consiste em uma fase única e ocorreu dia 15 de maio de 2015 na própria instituição tendo como participantes os 
alunos desde o 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

Fomos agraciados na XVII OBA em 2014 com uma medalha de ouro, três medalhas de prata e três medalhas de bronze a nível brasileiro.

Aguardamos ansiosamente a classificação de 2015.